Compliance empresarial: o que é e principais benefícios

A palavra “compliance” vem do verbo em inglês “to comply”, que significa agir de acordo com um conjunto de regras ou uma ordem.

No ambiente empresarial, o termo está relacionado à conformidade e à integração corporativa. Ou seja, na prática, significa estar alinhado às regras de uma organização, que devem ser cumpridas por todos os gestores e colaboradores.

Nesse post, vamos falar mais sobre o compliance e seus principais benefícios para o ambiente empresarial. Continue a leitura!

O que é compliance?

É um trabalho executado dentro das organizações, que tem como principal objetivo, a definição de regras e diretrizes comportamentais.

Em resumo, é uma forma de minimizar riscos e guiar o comportamento da empresa diante do mercado em que ela está inserida.

O conceito de compliance abrange todas as políticas, controles internos e externos aos quais a empresa precisa se adaptar.

Por isso, adequando-se ao compliance, as atividades empresariais estarão em plena conformidade com regras e legislações estabelecidas para os processos.

Tanto a empresa quanto os profissionais, inclusive fornecedores e parceiros, devem agir de acordo com as regras estabelecidas pelos órgãos reguladores.

Para entender melhor como o conceito funciona, vamos considerar que o compliance pode ser dividido em três categorias principais:

• Conduta: determina como deve ser a conduta do profissional na empresa ao lidar com suas responsabilidades no trabalho e no relacionamento com os outros colaboradores.

• Gestão e operação: são normas determinadas para que as práticas sigam padrões de qualidade. Dessa forma, é possível garantir a segurança da informação e um trabalho executado de acordo com os valores organizacionais.

• Legislação: existem algumas áreas corporativas que são fiscalizadas por órgãos específicos do setor. Sendo assim, pode-se dizer que um dos papéis do compliance, é justamente fiscalizar essas regras.

compliance

Quais são os benefícios do compliance em uma organização?

Diversos benefícios podem ser conquistados quando as diretrizes são definidas a partir dos objetivos da empresa e do que ela tem entre seus valores organizacionais. Abaixo, conheça melhor esses benefícios:

1. Eficiência operacional

Quando uma empresa estabelece padrões de comportamento e estratégias voltadas para o atendimento da legislação em vigor, das normas técnicas e outros padrões para o funcionamento adequado, a eficiência operacional aumenta consideravelmente.

É comum ver as organizações adotarem manuais de procedimentos, que orientam os funcionários e mapeiam todos os processos das organizações, desde os mais simples até os mais complexos.

Na prática, isso significa que o gestor que está alinhado com as normas em vigor, consegue minimizar riscos e garantir maior desempenho na eficiência dos colaboradores.

O aumento na produtividade se deve ao fato de que para os colaboradores, é muito melhor trabalhar em uma empresa que cumpre com todas as normas e regras estabelecidas por órgãos reguladores.

Um dos motivos pelo qual isso acontece, é porque os funcionários sentem orgulho em trabalhar para uma organização que possui uma excelente reputação no mercado.

Além disso, os processos bem organizados, fazem com que os colaboradores se sintam mais orientados e valorizados. Consequentemente, eles se tornam mais motivados e engajados.

2. Segurança jurídica

Sem dúvida alguma, um dos aspectos mais importantes do compliance, é a segurança jurídica que ele traz para as organizações.

Isso se deve ao fato de que o objetivo central da estratégia, é justamente fazer com que as ações da empresa sejam pautadas nas regras e normas descritas na legislação.

Uma empresa que cumpre a lei e garante que todas as ações internas estejam alinhadas com as imposições legais, garante segurança jurídica para a rotina de trabalho.

Desse modo, se torna possível minimizar riscos que possam comprometer a organização, além de evitar problemas como processos administrativos.

3. Melhora a imagem da empresa

Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Eles querem mais do que um produto ou serviço de qualidade.

As redes sociais das empresas, muitas vezes, estão cheias de comentários negativos, com questionamentos sobre a conduta da organização em casos de ineficiência, escândalo e má conduta de um funcionário.

O programa de compliance pode ser um grande aliado nesse caso, já que ele garante que as normas internas e externas sejam sempre cumpridas.

Por exemplo, se a intenção é passar para os consumidores, a imagem de uma empresa sustentável, que leva a sério as questões ambientais, é preciso que ela realmente se preocupe com o meio ambiente e deixe isso bem claro nos processos, definição de valores e campanhas de marketing.

4. Vantagem competitiva

Como acabamos de falar, os consumidores estão cada vez mais exigentes – e menos fiéis.

Sendo assim, é importante criar estratégias que aumentem a vantagem competitiva, fazendo com que a empresa consiga se destacar no mercado.

Uma empresa que adota o compliance, estará criando um diferencial que em pouco tempo, será reconhecido pelo seu mercado de atuação, gerando uma vantagem competitiva significativa em relação aos principais concorrentes.

A importância da tecnologia no compliance

Além do caráter corporativo do compliance, ele também pode ajudar a reforçar os valores estratégicos, fazendo valer a missão, visão e cultura organizacional.

Certamente, os avanços tecnológicos dos últimos anos, ajudaram na expansão do compliance dentro das empresas.

A prática pode ser inserida na rotina de todos os setores, com a adoção de metodologias e ferramentas eficientes no combate a fraudes, corrupção e outros problemas internos que podem colocar em risco a continuidade da organização.

Hoje já existem muitas soluções tecnológicas, baseadas em inteligência artificial, que otimizam e agilizam o tratamento de dados, trazem mais produtividade para a equipe e ampliam o escopo de atuação do compliance nas empresas.

A tecnologia ajuda na automatização de processos burocráticos, já que os processos de compliance envolvem um grande volume de dados e documentos.

Além disso, as ferramentas tecnológicas também melhoram o fluxo de trabalho, contribuindo para um melhor controle de todas as atividades operacionais.

Conseguimos esclarecer os principais benefícios do compliance e sua relação com a tecnologia? Nós esperamos que sim!

Se você tiver qualquer dúvida sobre o assunto ou então, quer utilizar ferramentas tecnológicas para facilitar esse processo na sua empresa, entre em contato com a equipe de atendimento da Brinov.

Conceito de compliance empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *