Guia de compra de ferramentas de automação de marketing

Índice

  1. O que são ferramentas de automação de marketing?
  2. Quais as vantagens de empregar uma ferramenta de automação de marketing?
  3. Quais são os principais recursos das ferramentas de automação de marketing?
  4. O que levar em consideração antes de adquirir ferramentas de automação de marketing?
  5. Quais as tendências das ferramentas de automação de marketing para os próximos anos?

O que são ferramentas de automação de marketing?

Automação de marketing é o uso e a aplicação da tecnologia nas ações e processos de marketing de uma organização.

As ferramentas de automação de marketing ajudam as empresas a economizarem tempo na execução e conclusão de campanhas de divulgação e vendas, além de oferecerem recursos como segmentação do público-alvo, do conteúdo e monitoramento de todas as ações e processos referentes a divulgação de campanhas.

Quais são as vantagens de empregar uma ferramenta de automação de marketing?

As ferramentas de automação de marketing são soluções tecnológicas que ajudam a conectar a empresa com os consumidores de uma forma mais simples, ágil e prática.

Sendo assim, elas são essenciais para todas as organizações, já que atualmente, é quase impossível se conectar com o consumidor sem estar presente no ambiente digital.

Através dessas ferramentas, as empresas conseguem obter vários benefícios, como por exemplo:

1. Comunicação personalizada para cada persona

As médias e grandes empresas, geralmente, possuem mais de uma persona.

Por isso, é importante segmentar as campanhas para que elas atinjam o público certo. Caso contrário, será difícil realizar vendas e obter um retorno considerável sobre os investimentos em divulgação.

Com as ferramentas de automação de marketing, você e os colaboradores da empresa, vão poder segmentar os Leads através de vários critérios, como por exemplo: profissão, empresa, localização, momento de compra e muito mais!

2. Redução do tempo de conversão de vendas

O Inbound marketing (um conjunto de estratégias que tem como principal objetivo fazer com que o cliente chegue até a empresa) pode ser aperfeiçoado com softwares de automação.

Dessa forma, é possível criar uma estratégia de conteúdo muito mais alinhada com o funil de vendas.

Assim, os consumidores podem ser direcionados por todas as partes do funil de modo quase automático.

3. Aumento da produtividade dos funcionários

Quando os funcionários precisam passar várias horas concluindo tarefas que poderiam ser automatizadas, a empresa deixa de lucrar e atrair novos consumidores.

Por esse motivo, é essencial automatizar atividades operacionais que sejam consideradas repetitivas e ainda são realizadas de forma manual.

Com todas as etapas iniciais do processo de vendas sendo conduzidas pelos softwares de automação, os profissionais das áreas de vendas e marketing conseguem se tornar mais produtivos e focar no que realmente interessa: prospecção de clientes.

4. Redução do custo de Aquisição do Cliente (CAC)

O CAC é o valor médio que a sua empresa investe para conquistar cada cliente.

Para reduzir os custos de aquisição e melhorar o ciclo de vendas, comece a utilizar ferramentas que te fornecem informações relevantes sobre os interesses do público-alvo.

Quais são os principais recursos das ferramentas de automação de marketing?

Envio de mensagens direcionadas: você pode enviar mensagens personalizadas para cada grupo de clientes, dependendo da forma como eles interagem com a sua empresa e da etapa do funil de vendas em que se encontram.

Criação de Landing Pages: as Landing Pages são páginas virtuais que possuem todos os elementos necessários para converter visitantes em Leads ou clientes.

Monitoramento de estatísticas e Retorno Sobre o Investimento (ROI na sigla em inglês): se a sua empresa não consegue monitorar resultados, como você vai saber quais campanhas de marketing devem ser mantidas, alteradas ou apagadas? Utilize ferramentas de automação de marketing para monitorar resultados e aumentar a eficiência das campanhas de divulgação.

Integração com outros softwares: algumas soluções tecnológicas de automação de marketing podem ser integradas com plataformas de e-commerce e gestão financeira, por exemplo.

Gestão de Leads: para facilitar o seu trabalho, armazene os dados sobre os clientes em potenciais para guiá-los durante todo o processo de vendas.

O que levar em consideração antes de adquirir ferramentas de automação em marketing?

Conheça melhor a realidade do seu negócio

Antes de começar a utilizar ferramentas de automação de marketing, é importante traçar objetivos a curto, médio e longo prazo. Além disso, converse com todos os colaboradores que serão responsáveis pelo uso desses softwares.

Por isso, se você está pensando em adotar esses softwares para melhorar o serviço de marketing da sua empresa, leve em conta os seguintes fatores:

• Gastos com ações de marketing: Para que as soluções tecnológicas tragam lucro para as empresas, é necessário, em primeiro lugar, fazer uma análise de todos os custos que a sua empresa tem com ações e processos de marketing.

• Modelos para dispositivos móveis: Uma grande fatia do seu público-alvo acessa as redes sociais da empresa através de dispositivos móveis. Por isso, a sua organização deve oferecer uma experiência móvel de qualidade aos consumidores. Caso contrário, eles podem fechar o site da empresa para procurar o mesmo produto/serviço em empresas concorrentes.

Quais são as tendências das ferramentas de automação de marketing para os próximos anos?

Utilizar ferramentas de automação de marketing é uma forma de trazer a tecnologia para o ambiente de trabalho, aumentar a produtividade dos funcionários e ganhar vantagem competitiva no mercado (já que você terá informações privilegiadas sobre o público-alvo que os seus concorrentes ainda não têm).

O melhor de tudo, é que essa solução tecnológica ainda tem muito para ser desenvolvida. Entre as principais tendências, podemos citar:

Análise de comportamento: uma das principais vantagens das ferramentas de automação de marketing, é que elas fornecem informações sobre o comportamento do público nas páginas virtuais da empresa. Contudo, é bem provável que nos próximos anos, esse recurso se torne ainda mais eficiente e forneça informações mais precisas.

Chatbot: o Chatbot é uma ferramenta muito útil na automação de atendimento online. Ele pode ser utilizado para tirar dúvidas básicas sobre os produtos/serviços da empresa e realizar o cadastro do cliente.

Quer tornar o setor de marketing da sua empresa mais ágil e eficiente? Então aproveite para conhecer mais sobre as ferramentas de automação de marketing no nosso site.

Entre em contato com a Brinov agora mesmo e fale com um de nossos representantes.

guia de compra de ferramentas de automação de marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *