Guia de compra de ferramentas de big data

Índice

O que é uma ferramenta de Big Data?

Big Data é o conjunto de informações presentes nos bancos de dados de servidores e organizações, que possuem interligações entre si. Ou seja, são os dados e informações da empresa que estão armazenados na rede mundial de computadores e podem ser acessados de qualquer lugar.

As ferramentas de Big Data oferecem diversas soluções tecnológicas para as organizações. Através dela, a sua empresa vai conseguir facilitar o acesso aos dados. Dessa forma, ficará mais fácil criar estratégias de marketing e entender o comportamento do cliente.

Quais as vantagens de empregar uma ferramenta de Big Data?

1. Cibersegurança

Os ataques à rede corporativa, infelizmente, estão se tornando cada vez mais comuns. Por esse motivo, as empresas devem buscar soluções de proteção que realmente sejam eficientes e dificultem a ação de hackers.

2. Aumento das vendas

O Big Data está relacionado ao volume de informações que as organizações podem captar e processar através de sistemas de tecnologia.

Com essas informações, as empresas conseguem entender melhor sobre o comportamento do cliente.

Ou seja, é possível utilizar essa ferramenta durante toda a jornada de compra do usuário e descobrir qual a melhor hora de abordá-lo, quais campanhas geram mais vendas e, obviamente, o padrão de comportamento.

O amplo conhecimento sobre o público é fundamental para tornar a sua empresa uma referência no mercado e criar estratégias mais eficazes.

As organizações que investem na adoção de ferramentas de Big Data conseguem operar de forma mais otimizada e aumentar o lucro com com a criação de produtos e serviços personalizados de acordo com o comportamento do público-alvo.

3. Acompanhamento da concorrência

Ao entender e prever as novas demandas e necessidades do mercado, a análise do Big Data se torna capaz de fornecer informações para a sua organização sobre as próximas estratégias dos concorrentes e assim, todos os colaboradores conseguem ter insights de modo mais rápido e eficiente.

Com isso, a sua organização consegue ganhar vantagem competitiva no mercado, já que ela estará sempre um passo à frente da concorrência.

4. Tomada de decisões

Como uma das principais funções das ferramentas de Big Data é justamente a análise e estruturação de dados, através delas, a sua empresa vai conseguir analisar informações e relatórios de modo mais rápido e assertivo.

5. Otimização de processos internos

Com a análise de informações em tempo real, será muito mais fácil identificar falhas em processos internos e corrigi-las antes que esses erros se transformem em um problema difícil de resolver.

Ou seja, com a análise de dados, a sua empresa vai conseguir não apenas identificar os principais problemas em processos internos, mas também, saber quais são as verdadeiras causas por trás dos erros e falhas operacionais.

Assim, você vai conseguir tomar medidas mais eficientes para mudar rotinas e procedimentos que não estão trazendo o resultado esperado.

Quais são os principais recursos das ferramentas de Big Data?

• Interpretação de dados: Os dados dispersos não fazem muito sentido, mas a correlação que há entre eles pode ajudar a trazer ideias e estratégias mais eficientes. Tão importante quanto captar e armazenar dados, é saber utilizá-los e aplicá-los na rotina da empresa.

• Identificação de padrões: Os padrões são muito importantes para montar uma persona, já que usuários que agem de maneira parecida fornecem informações valiosas sobre o comportamento do público-alvo nas páginas virtuais do seu negócio.

• Automação de marketing: Com boas ferramentas de Big Data, fica muito mais fácil automatizar ações e processos de marketing, reduzir erros em operações que antes eram realizadas de forma manual e, obviamente, melhorar os resultados de todas essas ações.

as ferramentas de big data podem ajudar a sua empresa

Fatores que devem ser levados em conta antes de adquirir ferramentas de Big Data

Conheça melhor a realidade do seu negócio!

Antes de adotar uma nova solução tecnológica, é preciso conhecer um pouco mais da realidade interna da organização e traçar objetivos a curto, médio e longo prazo.

Dessa forma, torna-se possível escolher as ferramentas de Big Data mais adequadas para a sua empresa.

Deverão ser levados em conta os seguintes fatores:

Elaboração de relatórios: Se a sua empresa precisa lidar constantemente com a criação de relatórios manuais, as ferramentas de Big Data podem ajudar bastante, já que elas analisam dados de forma totalmente automatizada.

Estruturação de dados: saber correlacionar os dados é importante para a sua empresa. Mas antes de adquirir uma ferramenta de Big Data, é preciso se planejar em relação a organização e análise de todas as informações relevantes para a sua empresa.

Quais são as tendências das ferramentas de Big Data para os próximos anos?

O uso de uma ferramenta de Big Data está conectado às principais tendências para o futuro. Veja três delas:

• Inteligência artificial: A inteligência artificial está revolucionando as ferramentas de Big Data. As novas soluções tecnológicas estão cada vez mais automatizadas, modernas e inovadoras.

Nuvem híbrida A computação em nuvem é uma grande tendência para o futuro das ferramentas de Big Data. A possibilidade de armazenar um grande volume de dados e atuar com base em informações adquiridas em tempo real é uma ótima forma de reduzir custos e modernizar as operações tecnológicas.

Edge Computing: A computação de ponta (Edge Computing) otimiza o uso de todos os dispositivos eletrônicos utilizados na sua empresa, já que essa tecnologia procura aproximar a computação da fonte de todos os dados adquiridos. Dessa forma, o processamento de informações ocorre o mais próximo possível da fonte de dados.

As ferramentas de Big Data podem trazer diversos benefícios para o mundo dos negócios.

Aliás, é bem provável que a sua empresa já trabalhe com a coleta de dados, não é mesmo? O problema é que se você não consegue extrair informações relevantes sobre esses dados, o potencial que eles têm para trazer lucro para organização será desperdiçado.

Por isso, se os funcionários estão sobrecarregados com o excesso de informações e não conseguem analisar dados da maneira correta, está na hora de você otimizar esse processo e começar a utilizar o Big Data para alavancar suas vendas.

Se você ficou interessado, entre em contato com a Brinov agora mesmo e fale com um de nossos representantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *