Guia de compra para armazenamento em nuvem

Índice

  1. O que são programas de armazenamento em nuvem?
  2. Quais as vantagens de empregar um programa de armazenamento em nuvem?
  3. Quais são os principais recursos dos programas de armazenamento em nuvem?
  4. O que levar em consideração antes de adquirir um programa de armazenamento em nuvem?
  5. Quais as principais tendências dos programas de armazenamento em nuvem para os próximos anos?

O que são programas de armazenamento em nuvem?

Os programas de armazenamento em nuvem são soluções tecnológicas que, como o próprio nome já diz, utilizam a internet para salvar arquivos na nuvem.

Essas ferramentas revolucionaram o sistema de armazenamento de dados, pois com os avanços tecnológicos, atualmente, é possível transferir todos os documentos e arquivos físicos da sua empresa para o ambiente digital.

Quais as vantagens de empregar um programa de armazenamento em nuvem?

O armazenamento de dados em nuvem gera diversos benefícios para as organizações. São essas ferramentas que permitem, por exemplo, acessar informações de qualquer lugar do mundo.

Ou seja, se você é gestor de uma empresa que possui colaboradores trabalhando remotamente, essa solução tecnológica pode trazer ainda mais vantagens para todos os funcionários.

Entre os principais benefícios dos programas de armazenamento em nuvem, podemos citar:

1. Custo-benefício

Guardar documentos em um local físico nem sempre é barato, já que há custos como aluguel e segurança, que podem comprometer o orçamento da organização.

Realizar um backup também não costuma ser algo barato, já que será necessário adquirir vários equipamentos específicos, como discos rígidos, por exemplo.

E é por isso que os serviços de computação em nuvem ajudam as empresas a reduzir custos, pois através dessa ferramenta, você obtém acesso a um amplo espaço de armazenamento, por uma taxa mensal de valor reduzido.

2. Segurança

Com o aumento de invasões e crimes virtuais, investir em ferramentas que ajudam a aumentar a segurança e a preservação de dados confidenciais da sua empresa, se tornou uma questão de necessidade.

Realizar o arquivamento de informações em nuvem, é um processo muito mais seguro do que as outras formas de armazenamento.

Através desse serviço, a sua organização vai poder contar com ferramentas como autenticação de dados, que são criptografados e garantem que usuários não autorizados não consigam acessar as informações.

3. Não há necessidade de instalação

O armazenamento em nuvem elimina a necessidade de instalar novos softwares no computador da empresa, já que os documentos ficarão salvos em uma plataforma centralizada na internet.

4. Centralização da informação

Ao centralizar todas as informações confidenciais em uma única plataforma, fica muito mais fácil controlar o acesso aos dados.

Além disso, sempre que for necessário buscar por um determinado documento, você vai saber exatamente onde ele está guardado.

Centralizar informações é uma forma de aumentar a eficiência dos funcionários e otimizar o tempo gasto com a busca de dados confidenciais, ainda mais em um momento de urgência (no qual você precisa encontrar o documento de forma imediata).

5. Produtividade dos funcionários

Adotar uma ferramenta de armazenamento em nuvem, é uma ótima forma de melhorar a comunicação interna e manter todos os projetos da empresa em pleno funcionamento, mesmo se boa parte da sua equipe estiver em home office.

Como os arquivos podem ser acessados de qualquer lugar (desde que o usuário tenha permissão para isso), os funcionários poderão se comunicar de forma muito mais ágil, rápida e segura, pois o compartilhamento de informações poderá ser feito em tempo real.

armazenamento em nuvem

Quais são os principais recursos dos programas de armazenamento em nuvem?

• Acesso offline: nem sempre é possível obter acesso à internet, já que falhas na rede podem acontecer a qualquer instante. A boa notícia é que através de um programa de armazenamento em nuvem, você pode sincronizar suas pastas e documentos armazenados no serviço online, para pastas offline.

Compartilhamento de arquivos:  Através de ferramentas de cloud computing (computação em nuvem), tanto gestores quanto profissionais podem compartilhar informações de forma simplificada. Aliás, os líderes podem até mesmo restringir alguns recursos para funcionários autorizados. Ou seja, o estagiário não vai ter acesso aos mesmos documentos que o gestor, por exemplo.

• Edição de documentos em modo colaborativo: os usuários, com permissão de acesso, poderão editar e compartilhar documentos de modo simplificado.

• Aplicação móvel: os programas de armazenamento em nuvem possuem aplicativos para iPhone e Android.

O que levar em consideração antes de adquirir um programa de armazenamento em nuvem?

Não há dúvidas de que a computação em nuvem veio para facilitar o dia a dia das empresas. Quando se trata de armazenamento online, essa solução tecnológica tem ainda mais a agregar.

Mas antes de começar a utilizar um programa específico para essa função, é preciso levar em conta alguns fatores, como por exemplo:

• Análise da infraestrutura: antes de qualquer coisa, é preciso fazer uma análise da infraestrutura disponível de TI na sua empresa. A partir disso, o provedor vai criar um processo de implementação do sistema na nuvem de acordo com as necessidades da organização.

• Treinamento da equipe: por mais eficiente que seja implementar uma solução em nuvem, é necessário elaborar uma estratégia de uso, que pode envolver treinamentos individuais ou coletivos, além de palestras e workshops.

Quais as principais tendências dos programas de armazenamento em nuvem para os próximos anos?

A maioria das empresas, principalmente as de médio e grande porte, já sabem o quanto os serviços na nuvem ajudam no processo de redução de custos e no compartilhamento de informações.

Por esse motivo, nos próximos anos, essas soluções tecnológicas se tornarão ainda mais eficazes e integradas.

Entre os principais benefícios, podemos citar:

• Outsourcing de gerenciamento: o outsourcing é considerado uma das ferramentas mais importantes da gestão empresarial. Através dessa prática, sua organização pode focar em coisas mais importantes para o crescimento do negócio, como prospecção de clientes e desempenho da equipe.

• Hiperconvergência: também conhecida como HCI, a Hiperconvergência é uma estrutura que combina a computação em nuvem com servidores corporativos, oferecendo as melhores ferramentas de nuvem e recursos que ajudam a aumentar a segurança da empresa.

• Inteligência artificial: a inteligência artificial será fundamental para fazer com que a computação em nuvem possa se adequar ainda mais a realidade das empresas nos próximos anos.

Quer começar a utilizar programas de armazenamento em nuvem, para aumentar a segurança dos dados da sua empresa, reduzir custos e otimizar a comunicação interna?

Entre em contato com a Brinov para falar com um de nossos representantes.

armazenamento em nuvem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *