Retenção de clientes: 5 estratégias para fortalecer as relações comerciais do seu negócio

retenção de clientes

As empresas estão cada dia mais preocupadas em fornecer uma boa experiência para os seus clientes. Isso é essencial, pois, além de conseguir vendas, é fundamental manter seus consumidores adquirindo os seus produtos/serviços por um longo tempo.

Se você quer ter sucesso no seu negócio, mas não possui nenhuma estratégia para reter clientes, agora é a hora de começar. O mercado está sempre mudando e, para continuar sendo relevante, sua empresa precisa estar sempre inovando no modo de encantar e fidelizar seu público.

Quer entender mais sobre retenção de clientes e como alcançá-la com efetividade? Então continue a leitura deste post.

Qual a importância da retenção de clientes da sua empresa?

Você sabia que é mais caro conseguir novos clientes do que manter os que a sua empresa já tem?

Então é importante construir uma base sólida de consumidores fiéis à sua marca. Se o seu processo de vendas é focado em encantar os clientes desde o começo, seu empreendimento só tem a ganhar não só em lucratividade, mas também em reputação.

Isso porque quanto mais clientes usufruírem de uma boa experiência na hora de comprar o que você está oferecendo, mais divulgação positiva e orgânica sua empresa terá.

Além disso, desenvolver um bom relacionamento com o seu público te garante uma posição de confiança e credibilidade diante do mercado em que o seu negócio atua.

Afinal, empresas que se importam com o bem-estar dos seus consumidores tendem a ser mais empáticas com os problemas que os usuários buscam resolver — o que é uma grande vantagem competitiva.

Estratégias para melhorar a retenção de clientes

Sua empresa fornece uma boa experiência aos consumidores? Eles se sentem satisfeitos com os seus serviços/produtos? O atendimento é rápido e eficiente?

Essas são algumas perguntas que seu empreendimento deve levar em consideração na hora de desenvolver estratégias de retenção.

Por isso, reter clientes depende muito da atenção que sua empresa dá para a constante melhoria dos processos envolvendo os usuários.

Confira algumas maneiras de melhorar a retenção de clientes do seu negócio:

1. Conheça bem a sua persona

Qual é o perfil ideal de cliente da sua empresa? É isso que a sua persona busca responder. Ela funciona como um perfil semi-fictício que, baseado em dados, te ajuda a entender melhor as necessidades, dores e desejos dos seus consumidores em potencial.

Com uma persona bem definida, dá para fornecer um atendimento personalizado e 100% focado no que o seu público precisa.

Seu negócio pode ter duas personas ou mais, mas é importante conhecê-las bem e centralizar o seu processo de retenção nesses perfis.

2. Demonstre o valor da sua empresa

Se você conseguiu trabalhar bem a sua persona, produziu conteúdos úteis para o seu público e atraiu boas leads, esse é o momento de “vender seu peixe”.

Mostre o que diferencia a sua empresa da concorrência, os benefícios dos seus produtos/serviços e como o seu negócio está à disposição para tirar eventuais dúvidas e tornar o processo de compra cada vez mais agradável.

3. Saiba solucionar problemas com rapidez

Se, após a venda, seu cliente apresentar alguma queixa sobre o seu produto/serviço, tenha um sistema de atendimento rápido, personalizado e sempre a postos para resolver problemas.

Dessa forma, sua empresa garante uma boa experiência aos consumidores que, muito provavelmente, se sentirão bem atendidos e voltarão a comprar do seu negócio.

4. Invista em Customer Success

Customer Success (Sucesso do Cliente, em português) é um setor que, como o próprio nome diz, se preocupa que o cliente obtenha sucesso usando o seu produto/serviço.

Quando seu consumidor realiza uma compra, o intuito é resolver um problema que ele tem. Por isso, é essencial que sua empresa entregue resultados satisfatórios, através do que ela vende.

Tendo isso em mente, é importante orientar os compradores para que eles usem o seu produto/serviço da maneira correta e, assim, alcançar os objetivos deles.

Entre em contato com os seus clientes, acompanhe-os em sua jornada pós-venda e peça feedbacks sempre que necessário. Esse acompanhamento é uma forma muito efetiva de manter seus clientes comprando de você por bastante tempo.

5. Monitore as métricas com frequência

Uma das etapas fundamentais para a sua estratégia de retenção de clientes é a constante verificação dos indicadores que apontam se suas ações estão gerando bons resultados.

Key Performance Indicators

Existem métricas exclusivas para o monitoramento das taxas de retenção e rejeição de clientes do seu negócio, além dos investimentos feitos durante a execução das suas estratégias — mais conhecidas como KPIs (Key Performance Indicators).

Conheça alguns desses indicadores:

CAC (Custo de Aquisição por Cliente)

O CAC mostra qual é o investimento feito para captar cada cliente. É uma métrica muito usada em Marketing e Vendas para mensurar os lucros obtidos pelas empresas.

LTV (Lifetime Value)

LTV ou Lifetime Value significa o valor do tempo de vida do cliente, ou seja, a lucratividade que cada consumidor gerou, durante o período em que ele comprou do seu empreendimento.

Churn Rate

Churn Rate nada mais é do que a taxa de rotatividade dos clientes do seu negócio. Se essa taxa está alta, isso não é um bom sinal para a sua estratégia de retenção.

Afinal, uma grande rotatividade significa que muitos compradores deixaram de fazer negócio com a sua empresa em um determinado período de tempo. Portanto, é importante atentar-se para essa métrica e planejar bem o que deve ser feito para diminuir esse valor.

Ferramentas que podem ajudar o seu negócio a reter mais consumidores

Se você procura uma ferramenta digital para te ajudar a melhorar a retenção e fortalecer as relações comerciais do seu empreendimento, então vale a pena conhecer o CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Um bom software de CRM te ajuda a elaborar suas estratégias para reter clientes, armazenando dados relevantes sobre jornadas de compra, além de otimizar o seu relacionamento com os consumidores.

Com ele você consegue aproveitar melhor as oportunidades de negócio, entender o que os seus clientes precisam e oferecer serviços de maior qualidade.

As plataformas de CRM disponíveis no mercado possuem diversas funcionalidades capazes de aumentar a produtividade da sua equipe de Marketing e Vendas.

Dá para personalizar o sistema de acordo com as necessidades da sua corporação, além de gerar relatórios em tempo real, analisar o desempenho, entre muitas outras funções.

Quer adquirir uma solução de CRM e garantir uma maior retenção de clientes para o seu empreendimento? Entre em contato conosco e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *