Quando uma empresa decide investir em Inbound Marketing, seu maior objetivo é alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca e ser reconhecida no mercado. Afinal de contas, que empresa não deseja receber cliques de graça e mais acessos em seu site?

Entretanto, apenas entrar no mundo virtual não é o bastante para garantir que seu website consiga espaço na primeira página do Google. É preciso bem mais que isso, começando pelo investimento em estratégias específicas de otimização de resultados, a fim de atingir uma boa posição. Tais otimizações são conhecidas como SEO!

Mesmo a concorrência estando cada vez maior por essas posições, existem várias estratégias de otimização que você pode implantar no seu site e nos seus materiais disponíveis que ampliam a experiência do seu leitor e consequentemente, melhoram seus resultados nos motores de busca.

Nesse post você vai entender o que é essa técnica de otimização chamada SEO e como utilizá-la no seu site e blog para aumentar sua presença online.

Acompanhe!

SEO

O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas de melhoramento para websites e blogs, com objetivo de alcançar bons posicionamentos orgânicos nos mecanismos de busca, como Google e Bing. O uso dessa técnica garante ampliação de tráfego e autoridade para um website ou blog

Essa estratégia é essencial para sua empresa crescer no mercado, ganhar visibilidade online e, consequentemente, gerar leads, clientes e receita.

Assim que você otimiza seus canais online com as técnicas de SEO, você consegue aumentar as oportunidades de negócios, já que a maioria em massa dos indivíduos que buscam no Google, por exemplo, navegam apenas pela primeira página de busca, não tendo o trabalho de olhar as páginas seguintes.

Então, o objetivo do SEO é ampliar o volume de acesso orgânico e dar visibilidade para as páginas na web.

Interessante, não?

Como a otimização de sites pode ajudar meu negócio?

Agora que já sabe a definição de SEO, veja como ele ajuda.

Como dito, o SEO reúne um conjunto de técnicas, que possibilitam que suas páginas sejam colocadas no início da área de resultados orgânicos (resultados naturais, ou seja, “não pagos”) das páginas de respostas dos buscadores. Estas técnicas podem ser aplicadas em todas suas páginas na web, e devem trabalhar integralmente para que tragam os resultados esperados quanto a posição nas ferramentas de busca.

Cada tipo de website, tem um objetivo, ou uma dada conversão. Por exemplo, em um blog, o objetivo é gerar visitantes para ler os posts, já em um e-commerce é gerar vendas. As conversões podem ser, então, vendas, downloads, cadastros ou cliques.

Seja qual for a área de atuação da sua empresa, a otimização em SEO irá ajudar seu público alvo a chegar ao seu site da maneira, ou pelo caminho, que você escolher.

Mas como fazer isso no Google? Vamos ver.

Metodologia do Google

Como o Google sabe que site é melhor? Como ele faz esse posicionamento?

Uma palavra responde quase todas as dúvidas: ALGORITMOS. O Google trabalha por meio de cálculos complexos realizados pelo seu algoritmo que por sua vez, considera uma infinidade de aspectos. Com o passar do tempo, o que mudou foi a relevância desses aspectos, como o PageRank que antes era fator principal e hoje não é mais.

Abaixo alguns conceitos importantes para a otimização dos conteúdos de sites ou blogs.

SEO

SEO On Page

Os mecanismos de busca priorizam os sites que oferecem o conteúdo mais relevante e com a melhor experiência de navegação. Para isso, as palavras-chave e informações do site devem ser pensadas do ponto de vista do que o usuário procura: as páginas devem carregar rápido, serem simples e fáceis de navegar (estimulando uma maior permanência no site) e se adequar às diversas plataformas, com destaque para a mobile.

Alguns fatores On Page:

Qualidade do Conteúdo: Quanto melhor for o seu conteúdo, maiores são as chances de você figurar nas primeiras posições das SERPs.

Tamanho do Conteúdo : O tamanho influencia no rankeamento do Google. A média de tamanho dos conteúdos é de aproximadamente 2.500 palavras. O Google procura os conteúdos mais completos, isto é, que esclareçam mais as dúvidas.

Título Interno : Título do seu blog, aquele que o leitor vê quando já tiver acessado o seu conteúdo. É muito importante destacar que ele deve ser diferente do seu SEO title, que será um fator externo e deverá levar o leitor ao seu texto.

SEO Title: É o título que aparece nas SERPs. Sua função é levar o leitor até o seu conteúdo.

URLs Sociáveis: O Google identifica o uso das palavras-chave no endereço da sua página, e quanto mais “fácil” ela for, mais fácil dos leitores darem um clique.

Heading Tags : Identificam a prioridade dos conteúdos existentes na página. É possível observar até seis headings, apresentando o conteúdo mais importante (H1) e seus subtítulos (H2 a H6).

Seo Off Page

Os mecanismos de busca querem saber também o que os outros pensam de você, ou seja: sua marca tem links valiosos em sites com autoridade apontando para o seu? Muitas ferramentas oferecem listas de sites relacionados com boa autoridade de domínio, daí é só buscar parcerias (muitas vezes pagas) para artigos, guest posts, conteúdos e infográficos.

Alguns fatores Off Page:

Link Building: Ele funciona como indicações. Todo site que linka para você está indicando que o seu conteúdo é bom. Quanto mais indicações, mais relevância.

Autoridade: O link buiding, o tempo do seu domínio e a quantidade de conteúdos publicados influencia na autoridade do seu site.

Como começo a fazer SEO?

Antes de começar a investir em SEO avalie se a jornada dos consumidores do seu produto ou serviço normalmente passa pelos mecanismos de busca. Na maioria dos casos passa sim, no entanto é bom avaliar antes de investir tempo e dinheiro em SEO.

É bom avaliar também o nível de competição do seu segmento. Pode ser que o investimento para entrar em alguns mercados neste momento seja muito alto e os resultados sejam difíceis de alcançar. Existem ferramentas que auxiliam nestas duas avaliações, como o SEMRUSH e a própria ferramenta de planejamento de palavras chave do Google.

Conheça nossas soluções para o seu negócio.