Guia de compra para sistemas de gestão financeira

Índice

  1. O que são sistemas de gestão financeira?
  2. Quais as vantagens de empregar um sistema de gestão financeira?
  3. Quais são os principais recursos dos sistemas de gestão financeira?
  4. O que levar em consideração antes de adquirir um sistema de gestão financeira?
  5. Quais são as tendências dos sistemas de gestão financeira para os próximos anos?

O que são sistemas de gestão financeira?

Os sistemas de gestão financeira são soluções tecnológicas que tem como principal função automatizar dados em uma única plataforma, centralizando as informações financeiras da empresa.

São ferramentas fundamentais para o gestor planejar e controlar a receita, despesas e custos. Dessa forma, torna-se possível melhorar a saúde financeira e potencializar o orçamento da organização.

sistemas de gestão financeira

Quais as vantagens de empregar um sistema de gestão financeira?

A tecnologia se torna cada vez mais necessária para que as organizações possam controlar seus processos internos e ganhar vantagem competitiva no mercado.

Por esse motivo, utilizar ferramentas de automação e controle financeiro é algo essencial para a continuidade do negócio, já que qualquer erro ou inconsistência nos dados podem gerar graves prejuízos.

Além disso, um sistema de gestão faz com que as tarefas atribuídas aos profissionais do departamento financeiro da sua empresa sejam realizadas de forma muito mais eficiente. Entre os principais benefícios, podemos destacar:

1. Indicadores estratégicos

Um bom sistema de gestão financeira ajuda na criação de relatórios gerenciais e análise de indicadores estratégicos, que são fundamentais para o processo de tomada de decisões.

2. Produtividade da equipe

Os recursos de automação tornam o fluxo produtivo muito mais eficiente. Todas as tarefas que antes eram realizadas de forma manual pelos funcionários, agora serão realizadas de forma 100% online.

Ou seja, o tempo que os funcionários gastavam com retrabalho e análise de informações, poderá ser utilizado em atividades mais importantes, que realmente tragam lucro para a organização.

3. Armazenamento de dados e informações

Armazenar os dados financeiros da sua organização em mídias físicas, como pen drives e documentos impressos, pode ser perigoso.

Falhas no sistema, roubos e perdas de informações são alguns dos riscos que você corre ao não utilizar uma plataforma online para gerenciar dados financeiros.

A boa notícia é que as ferramentas de controle e gestão financeira armazenam todos os dados em um sistema de computação em nuvem, que pode ser acessado remotamente tanto por você, quanto por funcionários que fazem home office.

4. Otimização de processos

As operações relacionadas aos departamentos de finanças e contabilidade se tornam mais ágeis e precisas quando são automatizadas através de um sistema de gestão.

5. Economia de recursos

Uma das principais vantagens de adotar essa solução tecnológica, é o melhor controle de recursos a partir de um sistema de monitoramento, que tem como principal função analisar todas as operações da empresa e entender como cada uma delas impacta no orçamento.

Esses recursos facilitam a identificação de erros internos e quedas na produtividade, que podem causar prejuízos e problemas para a imagem da empresa.

6. Eficiência no controle de estoque

Realizar o controle de estoque da sua organização através de um planilha no Excel, ou pior, uma planilha manual, é um processo extremamente trabalhoso.

Além disso, há o risco de falha humana e inconsistência de dados.

Um software de gestão financeira permite que o seu estoque seja integrado ao sistema e atualizado de forma automática.

Com sistemas de gestão financeira, sua equipe pode trabalhar de casa

Quais são os principais recursos dos sistemas de gestão financeira?

Armazenamento em nuvem: Esse recurso permite que todas as informações presentes no sistema sejam armazenadas na internet, através de um servidor 100% online.

• Integração direta com a contabilidade: ao utilizarem sistemas que permitem a automatização de dados e maior controle de informações, os profissionais de finanças e contabilidade conseguem trabalhar de forma mais integrada e unificada.

• Controle de movimentações financeiras: controle os custos, despesas e gastos através de um sistema eficiente e que oferece todos os recursos necessários para melhorar a organização financeira da empresa.

• Relatórios financeiros: os relatórios podem ser emitidos de acordo com as informações relevantes para o seu negócio (centro de custos, comissão de vendedores, etc).

• E-mail personalizado de cobranças: Os e-mails de cobrança, além de eficazes, possuem um baixo custo, quando comparados com opções como SMS e ligação telefônicas.

O que levar em consideração antes de adquirir um sistema de gestão financeira?

Como você pode ver, adotar um sistema de gestão financeira é a melhor forma de otimizar processos contábeis e controlar o orçamento da organização.

Entretanto, antes de adotar essa solução tecnológica na sua empresa, é preciso levar em conta alguns fatores, como por exemplo:

• Funcionalidades do software: é importante analisar os principais objetivos da sua organização. Dessa forma, fica muito mais fácil descobrir quais serão os recursos mais úteis no dia a dia dos funcionários. Fazer isso é uma forma de evitar o investimento em um programa que não oferece as ferramentas que você realmente precisa.

• Treinamentos: no começo, alguns colaboradores podem sentir dificuldades em utilizar o novo sistema de gestão financeira. Por esse motivo, ofereça treinamentos para que todos possam aprender melhor sobre os recursos e funcionalidades que o sistema disponibiliza.

Quais são as principais tendências dos sistemas de gestão financeira para os próximos anos?

A gestão financeira é um conjunto de ações e processos administrativos fundamentais para qualquer organização.

Com a revolução tecnológica, atualmente, as empresas contam com diversos recursos disponibilizados pelos sistemas de gestão financeira.

Nos próximos anos, é bem provável que essas ferramentas ofereçam ainda mais benefícios. Entre as principais vantagens e tendências, podemos citar:

• Inteligência artificial: a inteligência artificial (AI) é uma grande aliada das empresas que querem gerenciar riscos organizacionais com mais segurança e precisão.

Segurança de dados: a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que entrou em vigor no ano de 2020, é algo que toda empresa deve ficar ciente de como funciona. As organizações vão precisar investir, cada vez mais, em sistemas inteligentes para evitar problemas que possam comprometer a gestão financeira e o vazamento de dados confidenciais.

Para a sua empresa dar um passo além, é preciso utilizar ferramentas que ofereçam os recursos necessários para melhorar a produtividade dos funcionários e otimizar processos.

Você quer potencializar o lucro do seu negócio e ganhar vantagem competitiva no mercado?

Entre em contato com a Brinov agora mesmo e fale com um de nossos representantes.

guia de compra de sistemas de gestão financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *