Guia de compra para Gestão de Business Intelligence (BI)

Índice

  1. O que são ferramentas de gestão de Business intelligence (BI)?
  2. Quais as vantagens de empregar uma ferramenta de gestão de Business intelligence (BI)?
  3. Quais são os principais recursos das ferramentas de gestão de Business intelligence (BI)?
  4. O que levar em consideração antes de adquirir uma ferramenta de gestão de Business intelligence (BI)?
  5. Quais são as tendências das ferramentas de gestão de Business intelligence (BI) para os próximos anos?

O que são ferramentas de gestão de Business Intelligence (BI)

As ferramentas de gestão de Business Intelligence (BI) são soluções tecnológicas capazes de processar uma grande quantidade de dados não estruturados de sistemas internos e externos.

Elas têm como principal função acumular dados para encontrar informações, que futuramente, ajudarão no processo de criação de relatórios e novas estratégias de negócios.

Quais as vantagens de empregar uma ferramenta de gestão de Business Intelligence (BI)

Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Negócios, é um conjunto de técnicas e ferramentas que ajudam a melhorar o processo de tomada de decisão e monitorar os resultados dos investimentos da organização.

Através dessa tecnologia, fica muito mais fácil coletar, analisar e interpretar dados.

Entre os principais benefícios das ferramentas de BI para a sua empresa, podemos citar:

1. Otimiza a gestão

Um bom planejamento de BI melhora todas as etapas da gestão empresarial. Com as ferramentas certas, esse processo se torna ainda mais eficiente.

Desde os recursos financeiros até os de marketing, é possível pode verificar dados de forma mais precisa para resolver problemas e encontrar soluções.

O melhor de tudo, é que as ferramentas de gestão de Business Intelligence, costumam ser bem didáticas e de fácil interpretação.

2. Visão mais clara dos objetivos

Os profissionais responsáveis pelo uso das ferramentas de gestão de Business Intelligence, precisam ter uma visão clara de todos os objetivos do negócio.

É importante analisar as principais metas, identificar os pontos fracos e as principais necessidades dos clientes e dos funcionários.

3. Redução de custos

Atualmente, reduzir custos é uma questão de sobrevivência para as empresas.

Mas é preciso tomar cuidado pois muitas organizações, na tentativa de eliminar gastos, acabam comprometendo a qualidade do atendimento e dos serviços oferecidos.

A boa notícia é que as ferramentas de gestão de Business Intelligence, além de ajudarem na redução de custos, otimizam os processos internos e externos.

Com a inteligência de dados, você utiliza menos recursos, sem perder a eficiência.

Aliás, a análise de informações, pode até mesmo ser utilizada para fazer investimentos estratégicos mais precisos.

4. Controle sobre riscos

Toda empresa está suscetível a riscos.

Mas com as ferramentas certas, gestores e colaboradores podem descobrir quais são as principais ameaças que comprometem o futuro da organização.

Se elas forem identificadas com antecedência, é bem provável que toda a equipe encontre uma solução de forma ágil e eficiente.

O acesso a dados de inteligência facilita o processo de identificação de riscos.

5. Gestão de informações

Não basta apenas adquirir dados e informações. Eles precisam ser analisados e interpretados, antes de serem aplicados em novos processos organizacionais.

As ferramentas de gestão de Business Intelligence (BI) entendem que as informações são fontes valiosas de ideias esclarecedoras.

Mas para facilitar o trabalho de todos os envolvidos, o ideal é que os dados relevantes para a sua organização sejam mostrados em dashboards simplificados e dinâmicos.

6. Melhora da comunicação interna

Se os dados obtidos pela sua empresa, surgem de modo confuso e desorganizado, os funcionários terão dificuldades em interpretá-los.

Com o uso de uma plataforma específica, será muito mais fácil para eles realizarem esse trabalho.

Consequentemente, o processo de comunicação interna se torna mais eficiente e integrado.

7. Identificação de oportunidades

Quanto antes a sua empresa identificar oportunidades, melhor.

Ao obter dados valiosos, seja sobre o nicho de atuação ou comportamento do consumidor, você pode encontrar oportunidades e criar campanhas antes dos seus concorrentes.

Quais são os principais recursos das ferramentas de gestão de Business Intelligence (BI)?

• Coleta de dados: com as ferramentas de gestão de Business Intelligence, a empresa consegue analisar e coletar dados com mais agilidade e precisão.

• Monitoramento dos resultados: a partir das informações analisadas, você e a sua equipe conseguirão analisar os resultados das últimas campanhas e investimentos feitos pela empresa.

• Recursos visuais: as soluções tecnológicas de BI são dinâmicas e intuitivas. Além disso, elas oferecem relatórios, gráficos e mapas que facilitam a análise de interpretação de dados.

• Exportar informações para o Power Point: há recursos que possibilitam a exportação de dados da ferramenta para o Power Point.

O que levar em consideração antes de adquirir uma ferramenta de gestão de Business Intelligence (BI)?

Que a coleta e a análise de dados ajudam a sua empresa a ganhar vantagem competitiva e a otimizar processos, todo mundo sabe.

Porém, antes de aplicar essa solução tecnológica na sua organização, é preciso levar em conta alguns fatores, como por exemplo:

• Organização de dados: é preciso estruturar todos os dados em um único local, para poder gerenciá-los de forma organizada e trabalhar com soluções que realmente possam gerar insights para a empresa.

Definição de metas: quanto mais objetivas forem as metas da sua organização, mais fácil será para interpretar os dados. Antes de qualquer coisa, defina o modo de como a análise será feita e quais serão os colaboradores que irão analisar as informações obtidas.

Quais são as principais tendências das ferramentas de gestão de Business Intelligence (BI)?

Como você já sabe, as ferramentas de gestão de Business Intelligence (BI) são fundamentais para qualquer empresa.

No futuro, elas serão ainda mais úteis, já que o mundo está cada vez mais digital.

Entre as principais tendências, podemos citar:

• Monitoramento da concorrência: saber o que os seus concorrentes estão fazendo é fundamental para criar novas estratégias e saber a melhor forma de fidelizar clientes. Nesse ponto, as ferramentas de gestão de Business Intelligence trazem ainda mais benefícios, já que elas trazem informações extremamente relevantes.

• Inteligência artificial: A inteligência artificial é uma tecnologia totalmente capaz de melhorar o processo de tomada de decisão. No futuro, ela será ainda mais eficiente e precisa.

Quer começar a utilizar ferramentas de gestão de Business Inteligence para acelerar o processo de transformação tecnológica da sua empresa e ganhar vantagem competitiva?

Entre em contato com a Brinov agora mesmo e fale com um de nossos representantes.

como escolher as melhores ferramentas de gestão de business intelligence

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *