Guia de Compra de Sistemas ERP

Índice

  1. O que são sistemas ERP?
  2. Quais as vantagens de empregar um sistema ERP?
  3. Quais são os principais recursos dos sistemas ERP?
  4. O que levar em consideração antes de adquirir sistemas ERP?
  5. Quais são as principais tendências dos sistemas ERP para os próximos anos?

O que são sistemas ERP?

Você sabe o que é ERP? Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão integrada de aplicativos que ajuda as organizações a gerenciar dados e serviços essenciais como vendas, recursos humanos, marketing, contabilidade e atendimento ao cliente.

Sendo assim, o ERP é um software de gestão que funciona como um conjunto integrado de todos os sistemas da empresa.

Diferentemente de algumas soluções tecnológicas que conseguem organizar apenas fluxos de trabalhos específicos, as plataformas ERP oferecem uma série de recursos que atendem diversas necessidades empresariais.

Quais as vantagens de empregar um sistema ERP?

1. Otimização dos custos de TI

Como os sistemas ERP integram vários serviços essenciais para uma organização, eles ajudam a melhorar a produtividade dos funcionários, ao mesmo tempo em que unificam os custos de TI. Ou seja, em vez de a sua empresa gastar recursos com a compra de sistemas que precisam de uma grande infraestrutura, diversos profissionais e uma equipe completa de suporte, você pode unificar todos esses custos em um único sistema de ERP.

2. Segurança das informações

O ERP também é uma ótima estratégia quando o assunto é segurança das informações. Como os dados são ativos valiosos para qualquer organização, é importante encontrar formas de mantê-los protegidos. O ponto forte desse recurso tecnológico está na centralização das informações, uma estratégia que facilita o acesso aos dados que serão alocados em data centers externos, um local de armazenamento virtual totalmente preparado para lidar com problemas com fatores de risco à integridade e criptografia dos dados.

3.Atendimento ao cliente

Os sistemas ERP também podem ser utilizados por empresas que desejam melhorar a experiência do usuário através de um atendimento de qualidade. Pois bem, essa tecnologia centraliza e integra as informações sobre os consumidores, fazendo com que os setores responsáveis por esse serviço, como o de marketing e vendas, por exemplo, consigam trabalhar de forma conjunta e mais eficiente.

Sistemas ERP

Quais são os principais recursos dos sistemas ERP?

  • Agilidade nos processos administrativos: Com um sistema alinhado às principais necessidades da empresa, fica muito mais fácil concluir processos que antes levavam horas para serem finalizados. A integração entre diferentes setores de uma organização e a automatização de processos, diminuem o índice de erros e simplificam a realização de várias operações internas.
  • Gestão financeira: Para facilitar a gestão financeira e o envio de informações para o setor de contabilidade (ou para a empresa terceirizada que cuida do financeiro da sua organização), é importante reunir todos os balanços, demonstrativos e dados financeiros em um único local. Dessa forma, fica muito mais fácil realizar a análise contábil.
  • Integração com a loja virtual: se a sua empresa possui uma plataforma de e-commerce, os sistemas ERP são uma das melhores soluções tecnológicas do mercado. A ideia é fazer com que o ERP integre a loja virtual, para evitar problemas com clientes e erros operacionais.
  • Gestão de contatos: todas as informações disponíveis sobre os clientes podem ser acessadas pelo administrador da ferramenta, como uma espécie de banco de dados. Mais que isso, elas podem ainda ser editadas, excluídas ou mesmo transferidas para outro local.
  • CRM: registrar e analisar informações sobre o comportamento dos clientes na sua empresa fica muito mais fácil se você possuir um banco de dados centralizado e organizado.

O que levar em consideração antes de adquirir sistemas ERP?

Você já sabe que os sistemas ERP ajudam a aumentar a produtividades dos funcionários, automatizar determinadas tarefas e organizar os dados da sua empresa.

Porém, antes de tomar qualquer decisão, é preciso analisar os objetivos da sua organização. Ou seja, faça uma análise da sua empresa e das necessidades a médio e longo prazo.

Os fatores que devem ser levados em conta antes de adquirir um sistema de ERP são:

  1. Processos de TI: você percebeu que os processos de TI na sua empresa, são complexos e demoram muito tempo para serem concluídos? Então adquirir um sistema ERP pode ser a solução desse problema. O motivo? Bom, com esse sistema, a equipe de TI conseguir otimizar o tempo de conclusão de algumas tarefas, aumentar a produtividade e melhorar a performance de utilização dos dispositivos.
  2. Planejamento organizacional: se não há um planejamento adequado, fica difícil ter as informações corretas para montar relatórios e dashboards – duas ferramentas que ajudam no processo de tomada de decisões. A análise de gráfico ajuda a obter informações mais precisas sobre a realidade de uma empresa ou de um determinado projeto.

Quais são as principais tendências dos sistemas ERP para os próximos anos?

O uso de um sistema ERP pode ajudar na transformação tecnológica da sua empresa. Aliás, é bem provável que nos próximos anos, essa ferramenta se torne ainda mais utilizada.

Veja quais são as principais tendências dos sistemas ERP para os próximos anos:

Inteligência artificial: a inteligência artificial não é exatamente uma novidade. Contudo, essa tecnologia ainda tem muito para evoluir. Aliás, nós já utilizamos algumas dessas ferramentas no dia a dia, como automações em aplicativos nos próprios smartphones. Com a inteligência artificial, a sua empresa vai poder analisar dados armazenados de modo mais ágil e preciso.

Big Data: você sabe exatamente qual o volume de dados que a sua empresa gera por mês? Todos os dias, as organizações lidam com uma grande quantidade de dados, o que exige um sistema de gerenciamento capaz de cuidar de todas as informações sigilosas de modo seguro e eficiente. Quando o Big Data é integrado a um sistema ERP, ele consegue lidar com uma quantidade ainda mais significativa de dados. E é por isso que essa ferramenta é uma grande tendência para os próximos anos.

ERP na nuvem: os sistemas ERP na nuvem são uma forte tendência para o futuro. A cloud computing não para de crescer. Atualmente, a maioria das empresas já utiliza uma estratégia baseada em nuvem. O motivo desse crescimento, é que o os sistemas ERP na nuvem, facilitam o gerenciamento e trazem mais agilidade para as organizações.

Agora que você já sabe a importância do ERP e os motivos pelo qual essa ferramenta só tende a crescer, está na hora de adquirir um sistema de gestão integrada de aplicativos para aumentar o lucro da sua organização e a produtividade dos funcionários.

Para mais informações, entre em contato com um de nossos representantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *